EMPRESA

Fundada em 2009, a MP Produção Cultural é dirigida por Ligia Paula Machado e tem como sócia a empresária e escritora Francisca Braga.

Ligia Paula Machado é atriz profissional, cantora, bailarina clássica, produtora e fonoaudióloga. Todo seu trabalho é focado nas artes cênicas e com a MP Produção Cultural realiza projetos de espetáculos teatrais e musicais, a maioria por leis de incentivo.

Ligia Paula Machado

Dois anos antes de fundar a empresa Ligia Paula já começou a produzir seus espetáculos, os quais, também trabalhava como atriz, dentre eles: A Noite dos Assassinos, de José Triana ; Quando as máquinas param, de Plinio Marcos ; Entre Quatro paredes, de Jean Paul Sartre.

Em 2009 produziu o espetáculo O PRIMO BASÍLIO – O MUSICAL, patrocinado pelo Banco Bradesco, indicado ao Prêmio Contigo! como melhor espetáculo musical nacional e também  recebeu ótimas críticas e rendeu 3 temporadas finalizando em 2010.

Francisca Braga é formada em Letras, Pedagogia e especialista em Literatura Brasileira, utiliza sua formação para exercer a profissão de escritora e roteirista nas adaptações teatrais e musicais, alem da função de produtora associada.

Em 2011 a produtora alcançou 13 cidades de São Paulo com a montagem de "Eu sei que vou te amar" de Arnaldo Jabor e direção de Ewerton de Castro. 

Em 2012 o espetáculo O Primo Basilio O Musical chegou ao Rio de Janeiro, no Espaço Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico, após passar por algumas cidades de SP. 

Em 2014 e 2015 foi a vez da produção Lisbela e o Prisioneiro, um Musical Circense realizado no em São Paulo no Shopping Frei Caneca, no Rio de Janeiro no Theatro Net Rio e ainda nas cidades: Ribeirão Preto - SP, Uberlândia - MG, Curitiba - PR, Joinville - SC, São Bernardo do Campo - SP, finalizando sua temporada em novembro de 2015. 

Foto: Alessandra Tolc 

Em 2016 a MP realizou no primeiro semestre a montagem inédita no Brasil do texto inglês BLINK, de Phil Porter, a qual rendeu quatro meses em cartaz em 2016 e mais dois meses em 2017. 

Ainda em 2016, no segundo semestre a produtora estreou "HOJE É DIA DE MARIA, O Musical" no Teatro Cetip (Instituto Tomie Ohtake).  

 

 PORTFÓLIO DA EMPRESA: 

" Ligia Paula Machado é uma atriz que sabe bem o que quer" - 

 Foto: Alessandra Tolc 

Por Miguel Arcanjo Prado

A história do teatro brasileiro é povoada de atrizes empreendedoras, que, em vez de ficar em casa à espera de um convite, resolveram arregaçar as mangas e produzir seus próprios espetáculos.

Deste grupo fazem parte nomes como Tonia Carrero e Eva Todor, e, agora, também a jovem atriz paulistana Ligia Paula Machado, produtora e protagonista de O Primo Basílio - O Musical, em cartaz no Espaço Tom Jobim até o próximo dia 28, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

A ida para terras cariocas, depois de algumas temporadas de sucesso em teatros paulistas, é um desejo antigo que Ligia concretiza. Para isso, batalhou por aí em busca de patrocínio, até conseguir a confiança das lojas Riachuelo.

Antenada, ela sempre está a voltas com grandes nomes de nossa cultura. Além do atual texto de Eça de Queiroz, já fez Valsa N° 6, de Nelson Rodrigues, e Eu Sei Que Vou te Amar, de Arnaldo Jabor.

Também sempre faz questão de se cercar de bons atores. Em O Primo Basílio, por exemplo, contracena com Fred Silveira e Luiz Araújo, nomes do primeiro time do teatro musical paulistano.

A cabeça de Ligia não para. Já tem em mente realizar o musical Lisbela e o Prisioneiro, em 2013, com estreia provável no Rio. Também quer levar Grande Sertão – Vereda, do mineiro Guimarães Rosa, aos palcos, tudo com a parceria da fiel adaptadora Francisca Braga, uma verdadeira enciclopédia viva.

Tantos projetos valorizam o passe da atriz que já acumula seis produções no currículo. O ímpeto administrativo veio diante de uma constatação. Nos testes, só a chamavam para fazer princesas de espetáculos infantis, por conta de sua beleza suave.

Resolveu que precisaria “despertar coisas profundas e densas dentro” de si, e que o caminho para isso seria produzir seus próprios espetáculos.

– Sempre fico na busca de grandes textos e grandes personagens. Sonho em levar aos palcos Crime e Castigo, de Dostoiévski, e também Um Bonde Chamado Desejo, de Tennesse Williams, mas ainda preciso de mais idade [risos].

Pelo jeito, Ligia Paula Machado vai longe.

Matéria no R7.com : http://entretenimento.r7.com/blogs/teatro/2012/10/20/atriz-e-produtora-de-sucesso-ligia-paula-machado-leva-o-primo-basilio-para-o-rio-de-janeiro/print/

----------------

                

 

DEPOIMENTOS

"A história do teatro brasileiro é povoada de atrizes empreendedoras, que, em vez de ficar em casa à espera de um convite, resolveram arregaçar as mangas e produzir seus próprios espetáculos".

Miguel Arcanjo Prado

Siga-nos